A Bolsa Brasileira Está Precisando de Um Grande Teste

03/02/2020

Quem sabe o chifre de um unicórnio se quebra, ou que um desses gestores chegados a espertezas se apresente e ganhe algemas, para que possa comprar barato tudo aquilo que o mercado tem de bom.

Lendo sobre a discussão de que uma grande bolha se formou no mercado de ações brasileiro, discussão essa que se deu entre economistas, analistas e players de fundo de investimento a partir de um encontro promovido por um grande banco, lembrei de um amigo meu.

Em 2017, com o Brasil recém saído da recessão, conversava com ele, tido por mim como guru, por ter sido um ex operador dos tempos do pregão viva voz, sobre sua expectativa para o preço das ações naquele ano. 

Ele dizia: "A Bolsa brasileira está precisando ser testada". 

Seu medo era que toda aquela euforia com a alta dos papéis há  muito castigados, não passasse de mera expectativa criada em torno da recuperação econômica, e sem base em fundamentos. 

Dali a inflação veio abaixo, juros a reboque, empresas liquidando suas dívidas e apresentando bons números de balanço, mas ele firme, continuava a repetir seu mantra nas vezes que nos encontrarmos, "a Bolsa ainda precisa ser testada".

Nada abalava sua convicção, nem o "Joesley Day", nem a "greve do diesel" ou o "Brexit", seu instinto de mercado pedia um grande número, um super bom momento para que viesse a se jogar de cabeça num investimento de longo prazo. 

Alguns meses depois da mudança de governo, Bolsa ainda não exposta a explosão dos índices, me envontrei com ele de ânimo bastante mudado, falando cheio de entusiasmo com as reformas que vinham sendo prometidas, e com a perspectiva de se ter uma recuperação dos ativos, com base num crescimento econômico mais duradouro. 

Semana passada voltamos a nos encontrar em meio ao inicio da crise do "Corona Vírus" no mundo, e o ceticismo que era dele, havia mudado de lado. Agora era eu tentando controlar seu ânimo, levado pelo noticiário e por meu pragmatismo político. 

Não saberia dizer se estamos dentro ou a caminho de uma bolha, mas alguma coisa me diz que precisamos do choque de uma grande realização. 

Talvez seja essa, no fundo, a razão para essa discussão, para alguns extemporânea, está ficando difícil trabalhar com o investidor tradicional, diante de preços tão aviltados. 

Como não dei a sorte de estar nos ativos que explodiram exponencialmente, tenho por base o preço daquele que me ajudou a formar gordura e avançar. Falo das ações da Petrobras. 

Nada me diz que com sua pujança, deva ficar tão distante do impressionante valor de certos ativos que, anos atrás não passavam de bebês em seu colo. 

Muito mudou nos comparativos de preço do mercado de capitais, se olharmos para o passado. 

Hoje compra-se o que não se vê, e até o que se diz que ainda vai ser, ou seja, compram-se sonhos e desejos muito mais que a realidade. 

E é por isso que talvez viva a espera desse grande teste da Bolsa. 

Quem sabe o chifre de um unicórnio se quebra, ou que um desses gestores chegados a espertezas se apresente e ganhe algemas, para que possa comprar barato tudo aquilo que o mercado tem de bom, deixando de lado a discussão sobre uma bolha, que só aqueles que conhecem bem o jogo sabem aproveitar. 

#tiozinhodabarbabranca #ByraDiOliveira #Petrobras


© 2019 Ubirajara de Oliveira, São Vicente de Paulo, Araruama, RJ CEP 28.980-000 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora